As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
O verão está chegando...
VoltarDiferente de nós humanos, os animais liberam o calor de outras formas. Por exemplo, os cães, transpiram através da língua, enquanto os gatos transpiram através das “almofadinhas” das patas.
Para garantir o bem estar do seu pet durante esta época do ano, nós listamos algumas dicas:
1. Mantenha o seu pet hidratado
Ofereça sempre água limpa e fresca.
2. Fique atento às caminhadas
Nos dias de calor, evite andar com o seu pet entre às 10hs e 15hs. E mesmo fora desse período, opte por sombras e locais com muitas árvores e gramado. Não se esqueça de evitar o asfalto, lembre-se que as patas dos cachorros são sensíveis e eles podem sofrer queimaduras durante o passeio.
3. Evite exercícios excessivos nos dias de calor
Tome cuidado com exercícios demais durante os dias de calor, seu pet pode ter uma desidratação.
4. Nunca deixe seu pet sozinho dentro do carro
Segundo o estudo da Revista Pediatrics em 2005, a temperatura de um carro, tende a subir até 5ºC em poucos minutos, mesmo com um pouco da janela aberta ou com o ar condicionado ligado. Por isso, nunca deixe seu pet sozinho no carro.
5. Atenção redobrada em sinais de cansaço
Se o seu animal está ofegante, salivando muito ou indisposto, ofereça um lugar na sombra com água fresca! Se mesmo assim os sinais não amenizarem, procure imediatamente um veterinário.
6. Tose seu animal
Tosar o animal pode ser uma alternativa, mas vá com calma, pois se o pelo estiver curto demais, ele poderá sofrer com queimaduras do sol.
7. Cuidado com as pulgas e carrapatos!
Nesta época do ano, as pulgas e carrapatos costumam surgir.
Para evitar problemas, tenha em mãos a nossa solução contra ectoparasitas, o Flevox!
Consulte o veterinário para mais informações.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.