As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Cães sem raça definida
VoltarCarinhosos, espertos e inteligentes são apenas algumas das várias características dos chamados cães “sem raça definida” (SRD). Popularmente conhecidos como vira latas, estes cachorrinhos caem nas graças de muitas pessoas, e, assim como os cães de raça, são ótimos companheiros.
Boa parte da popularidade deles se dá em função de sua natureza desconhecida. O vira lata é um cão originado da mistura de raças diversas, portanto, ele não possui uma origem definida, o que faz com que a descendência de cada um varie de acordo com a própria história. O legal é que por conta desta mistura, cada vira lata será único, ou seja, não há no mundo outro cão igual a ele. Além da questão do aspecto físico e estético, o aspecto comportamental também é imprevisível; apesar da maioria ser bastante dócil, não há como afirmar que os vira latas têm um comportamento padronizado, justamente por causa da origem misturada e desconhecida.
É importante ressaltar que algumas pessoas acreditam que, por se tratar de um animal de raça mista, e, muitas vezes, vir das ruas, é um ser mais resistente; pode ser, mas não necessariamente é. O vira lata precisa de cuidados veterinários assim como um cão de raça, e, como qualquer cão, também está sujeito à problemas de saúde inesperados ao longo da vida.
Não há dúvidas de que os cães sem raça definida são bastante queridos; porém, infelizmente, ainda são os animais que mais sofrem com o abandono. Apesar do grande esforço proveniente da mídia para que eles sejam adotados, muitos ainda optam pelos cães de raça. Ambos são ótimos, mas vale lembrar que ao adotar um vira lata você pode contribuir para reduzir o número de cães sem raça abandonados, e saiba que, assim como os cães de raça, eles também estão cheios de amor para te dar.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.