As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
O que o seu cãozinho faz quando está sozinho em casa?
VoltarSe você não tem uma resposta rápida para essa pergunta, é porque provavelmente seu cão dorme bastante durante o dia ou também se mantem entretido com os brinquedos ao decorrer do dia.
Agora se você tem uma resposta rápida, é porque certamente já chegou em casa e teve surpresas ao andar pelos cômodos, tais como, papel higiênico picado, destruição de móveis ou itens da casa, fezes e urina em locais indevidos e até mesmo reclamações de vizinhos sobre uivos e latidos.
Se o seu cãozinho anda fazendo isso com frequência, talvez ele esteja com a Síndrome da Ansiedade da Separação por conta do seu longo período de ausência.
Algumas medidas podem ser tomadas para minimizar isso:
- Evitar um “ritual” ao sair de casa, apenas saia sem deixá-lo ansioso ou fazer alardes;
- Passeie com o seu cãozinho com frequência;
- Brinque com ele para distraí-lo;
- Proporcione brinquedos para que ele se mantenha “ocupado” enquanto você estiver ausente de casa.
Acima de tudo, tenha muita paciência com o seu cãozinho, ele irá se adaptar à sua rotina.
Não se esqueça de bloquear o acesso dele às áreas que ofereçam riscos, por exemplo, piscina, área de serviço (produtos de limpeza) ou até mesmo a rua.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.