Skip to main content

Queridos amigos

Voltar

Animais de estimação são tudo de bom; quem tem sabe o quão especial, e importantes, eles são em nossas vidas. A companhia, a fidelidade, o carinho e principalmente o amor incondicional que eles têm por nós, são as melhores coisas do mundo.

E além das vantagens afetivas, os animais de estimação também trazem benefícios à nossa saúde, à nossa autoestima e melhoram nossa convivência social; e tais benefícios se estendem desde a infância até a terceira idade.

Para as crianças, ter um pet o auxilia no aprendizado de certos valores como respeito, cuidado e responsabilidade, além, é claro, de ser uma ótima companhia.

Já para os idosos, os pets representam a companhia ideal para lhes oferecer carinho e atenção, uma vez que nesta etapa da vida há uma maior tendência de afastamento dos familiares, o que torna os idosos mais carentes. Além disso, são ótimos aliados na manutenção de uma boa saúde física e emocional.

A seguir, listamos alguns dos benefícios à saúde de se ter um pet.

 

. Socialização: Por serem animais que requerem convívio (principalmente os cães), isso pode ser um estímulo para que seus donos frequentem ambientes que favoreçam maior interação social.

. Alívio do estresse: De acordo com estudos, a interação entre o homem e o animal promove sensação de bem-estar e conforto, o que resulta na diminuição dos níveis de cortisol, hormônio conhecido como “hormônio do estresse”.

. Redução da pressão arterial: Além da sensação de bem-estar, a interação homem-animal também auxilia na redução dos níveis de adrenalina.

. Combate à depressão: O relacionamento de carinho e amor mútuo auxilia na melhora de hábitos positivos, interesse pelo outro, e aumento do senso de valor próprio, questões centrais da depressão.

. Aumento da autoestima: Saber o quão amado você é pelo seu pet, e o quanto ele te considera importante, faz com que haja um aumento de sua própria confiança e capacidade.

. Prática de atividades físicas: Querendo ou não, ter um pet nos obriga a levar uma vida menos sedentária, e isso é bom, pois pode ser significar um incentivo à prática de exercícios.

. Diminuição da solidão: A companhia do pet, ou mesmo a socialização que ele propõe, tende a amenizar a sensação de solidão.

. Aumento da responsabilidade: Ter um pet significa cuidar muito bem dele, e assumir compromissos diários, o que envolve grande responsabilidade por parte do dono.

. “Hormônio da felicidade”: De acordo com estudos, a troca de afetividade provoca aumento e liberação de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e alegria.

 

Dicas

  •  


    Especialista da Vetoquinol Saúde Animal esclarece os impactos da diarreia e verminoses na saúde e bem-estar dos animais

     

    O sistema gastrointestinal é extremamente importante para a saúde dos pets. Ele garante que os animais recebam através da digestão e absorção dos alimentos, todos os nutrientes necessários para se manterem vivos, ativos e saudáveis. Além disso, ele tem um papel vital na eliminação de resíduos, produção de hormônios, manutenção da flora intestinal, regulação do sistema imunológico e absorção de água e eletrólitos.

     

  • O Brasil tem uma das maiores populações de pets do mundo. São aproximadamente 160 milhões de animais no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). E esse número continua crescendo. Bom por um lado, maiores desafios sanitários por outro.

     

  • A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos 

     

    A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.

     

  • O controle de infestações de pulgas em pets nunca foi tarefa fácil. Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita. “Trata-se de um problema sério que exige muita atenção. As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas”, destaca a médica-veterinária Patrícia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

     

Produtos