As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Queridos amigos
VoltarAnimais de estimação são tudo de bom; quem tem sabe o quão especial, e importantes, eles são em nossas vidas. A companhia, a fidelidade, o carinho e principalmente o amor incondicional que eles têm por nós, são as melhores coisas do mundo.
E além das vantagens afetivas, os animais de estimação também trazem benefícios à nossa saúde, à nossa autoestima e melhoram nossa convivência social; e tais benefícios se estendem desde a infância até a terceira idade.
Para as crianças, ter um pet o auxilia no aprendizado de certos valores como respeito, cuidado e responsabilidade, além, é claro, de ser uma ótima companhia.
Já para os idosos, os pets representam a companhia ideal para lhes oferecer carinho e atenção, uma vez que nesta etapa da vida há uma maior tendência de afastamento dos familiares, o que torna os idosos mais carentes. Além disso, são ótimos aliados na manutenção de uma boa saúde física e emocional.
A seguir, listamos alguns dos benefícios à saúde de se ter um pet.
. Socialização: Por serem animais que requerem convívio (principalmente os cães), isso pode ser um estímulo para que seus donos frequentem ambientes que favoreçam maior interação social.
. Alívio do estresse: De acordo com estudos, a interação entre o homem e o animal promove sensação de bem-estar e conforto, o que resulta na diminuição dos níveis de cortisol, hormônio conhecido como “hormônio do estresse”.
. Redução da pressão arterial: Além da sensação de bem-estar, a interação homem-animal também auxilia na redução dos níveis de adrenalina.
. Combate à depressão: O relacionamento de carinho e amor mútuo auxilia na melhora de hábitos positivos, interesse pelo outro, e aumento do senso de valor próprio, questões centrais da depressão.
. Aumento da autoestima: Saber o quão amado você é pelo seu pet, e o quanto ele te considera importante, faz com que haja um aumento de sua própria confiança e capacidade.
. Prática de atividades físicas: Querendo ou não, ter um pet nos obriga a levar uma vida menos sedentária, e isso é bom, pois pode ser significar um incentivo à prática de exercícios.
. Diminuição da solidão: A companhia do pet, ou mesmo a socialização que ele propõe, tende a amenizar a sensação de solidão.
. Aumento da responsabilidade: Ter um pet significa cuidar muito bem dele, e assumir compromissos diários, o que envolve grande responsabilidade por parte do dono.
. “Hormônio da felicidade”: De acordo com estudos, a troca de afetividade provoca aumento e liberação de serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e alegria.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.