As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Sexta-feira 13 e seus mistérios
VoltarCom certeza você já ouviu falar das histórias de azar associadas aos gatos pretos e ao número treze, embora se trate apenas de um animal indefeso e sem maldades e um número qualquer, vamos te contar de onde vem essa lenda.
A história do gato preto começou na Idade Média, naquela época as pessoas acreditavam que os gatos pretos, por seus hábitos noturnos e sua cor, eram bruxas transformadas em animais, por isso eram motivo de pânico e superstição entre as pessoas.
As mulheres acusadas de bruxaria eram banidas das comunidades e acabavam adotando animais abandonados e por isso os gatos pretos passaram a ser associados a feitiços e bruxarias.
Os gatos pretos são como qualquer outro felino, independentes e carinhosos e todos merecem carinho. Até hoje os gatos pretos sofrem preconceito por parte das pessoas que acreditam em lendas populares.
Algumas ONGs e protetores de animais não doam gatos pretos na Sexta-feira 13, pois infelizmente ainda existem pessoas que praticam o mal contra o animalzinho.
Por isso, nesta data é importante proteger e conscientizar as pessoas que nenhum animal traz azar e todos merecem muito amor e carinho!
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.