As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Vencendo o preconceito
VoltarVocê com certeza já escutou, alguma vez na vida, que “gato preto dá azar”. Trata-se de uma superstição que acaba por gerar grande preconceito contra este bichano, e que, infelizmente, perdura nos dias de hoje. Em datas como Dia das Bruxa e Sextas-Feiras 13, por exemplo, este preconceito tende a piorar, e, muitas vezes, torna-se até covardia, pois aumentam os casos de maus tratos e violências contra estes bichinhos.
O mito do gato preto vem de muito tempo atrás, mais precisamente da época da Idade Média, durante o período da Inquisição; algumas pessoas acreditavam que gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, e, por conta da perseguição contra as bruxas, os gatos pretos passaram a ser perseguidos também, e, dessa forma, foram associados à coisas ruins. Ironicamente, anterior a este período da história, no Egito Antigo os gatos eram considerados divindades e extremamente venerados; a Inquisição, no entanto, inverteu esta tradição milenar e chegou até a incluir o animal em sua lista de perseguidos!
Hoje em dia ainda é grande o número de pessoas que têm aversão a gatos pretos. E esta aversão, infelizmente, se reflete na hora da adoção; muitos dos felinos que estão em busca de um lar, são pretos. No entanto, vale ressaltar que são ótimos gatinhos para se ter em casa, pois, além de serem extremamente carinhosos, são mais fáceis de lidar do que outras raças de gatos.
A melhor forma de tentar vencer este preconceito é conscientizar as pessoas de que os gatos pretos são como qualquer outro gato, e que a cor de sua pelagem não significa absolutamente nada, trata-se apenas de um acúmulo de pigmentação de melanina, ou seja, uma questão genética. Não deixe que o preconceito fale mais alto e te impeça de ver os gatos pretos da maneira como eles realmente são: puros e bons.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.