As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Você já ouviu falar em Alimentação Natural para cães?
VoltarA Alimentação Natural (AN) tem sido um assunto muito comentando nas redes sociais, principalmente por tutores de pet preocupados com a saúde do animal. Mas afinal, você sabe o que significa Alimentação Natural?
A Alimentação Natural consiste em uma alimentação saudável e sem qualquer tipo de conservantes, podendo ser cozida, crua, com ossos ou sem ossos, servidas alternativamente à ração ou petiscos, porém sempre sob a supervisão do tutor e orientado pelo médico veterinário.
É comum que ao pensar em Alimentação Natural, muitas pessoas ainda pensem que isso significa servir a nossa comida ou as sobras dela, mas não é tão simples assim.
Os cães possuem necessidades nutricionais diferentes dos seres humanos e, além disso, alguns temperos que nós utilizamos, podem ser tóxicos aos pets, como por exemplo, a cebola.
Por se tratar de uma alimentação balanceada, é necessário realizar o cálculo dos nutrientes de acordo com a raça, porte e idade, e levar em conta que alguns cães possuem restrições alimentares, por isso, deve ser preparada sob a orientação de um médico veterinário, pois as deficiências nutricionais podem acarretar o enfraquecimento dos ossos, anemia e até mesmo distúrbios hormonais.
Hoje em dia existem muitas empresas especializadas em Alimentação Natural, embora algumas não sejam registradas.
Por isso, na hora de comprar é necessário certificar-se que estas estão registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O registro do MAPA assegura que os fabricantes sigam os mesmos padrões de higiene e cuidados que os fabricantes de ração.
Se você pensa em mudar a alimentação do seu cão, o primeiro passo é levá-lo ao médico veterinário para uma avaliação, pois somente o médico veterinário poderá verificar se o cão está saudável e apto à mudança na alimentação.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.