As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Você já ouviu falar em massoterapia canina?
VoltarA massoterapia canina é uma terapia complementar muito utilizada por tutores preocupados com o bem-estar físico e emocional de seus pets. Por ser uma massagem terapêutica, seus benefícios são diversos e vão desde o relaxamento muscular ao bem-estar físico e emocional, por exemplo:
- Estimula a circulação, além de prevenir problemas cardiovasculares;
- Reduz o estresse e a ansiedade
- Ajuda no combate contra a artrite
- Evita a retenção de líquidos
- Libera oxitocina, o hormônio da “felicidade”.
- Reduz os desconfortos musculares
- Enriquece o relacionamento entre vocês.
Algumas atividades comuns entre os cães, tais como correr ou brincar podem gerar lesões musculares. A massagem é uma forma natural de combater estes problemas e prolongar a qualidade de vida do pet, desde que sempre associada aos cuidados veterinários.
Não é necessário exercer força sobre a massagem, faça com cuidado e suavemente, aqui vão algumas dicas:
- Massageie as patinhas, do corpo às extremidades em movimentos circulares;
- Massageie suavemente a cabeça do pet;
- Com as pontas dos dedos, coce bastante onde terminam as costelas do cãozinho, ele irá adorar!
- Massageie a coluna, esta área costuma acumular a tensão e o peso do animal.
Lembre-se que para massagens mais específicas, você deve procurar a orientação de um médico veterinário, somente o profissional poderá indicar um terapeuta adequado.
A massoterapia pode ser um bom completo no manejo da osteoartrite, aliviando as tensões musculares e agindo juntamente com a administração de AINE (Anti-Inflamatório Não Esteroidal), este deve ser indicado por um médico veterinário.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.