As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Insuficiência renal em felinos: causas, sintomas e tratamento
VoltarPara entendermos esta doença, é importante saber a função principal dos rins, que além de eliminar as toxinas através da urina, também é responsável por filtrar o sangue e produzir o hormônio chamado eritropoetina, que sintetiza os glóbulos vermelhos, sem a produção destes, o gato estará propenso à anemia e hipertensão.
As causas da insuficiência renal em felinos podem ser diversas, desde a alimentação, fatores genéticos ou até mesmo idade avançada, de qualquer forma, o tutor deve estar atento aos sintomas abaixo:
· Sede constante
· Urina em excesso
· Perda de peso
· Perda de apetite
· Perda de ânimo para atividades rotineiras
· Sinais de depressão
· Gengivas pálidas
· Mau hálito
· Vômitos e diarreia
Ao identificar qualquer um destes sintomas, leve o animal imediatamente ao veterinário, para que ele possa fornecer o diagnóstico correto.
A doença não possui cura, porém com o tratamento adequado, é possível reduzir a evolução da doença e dos sintomas, quanto mais cedo for detectado, melhor será o bem estar do felino.
O tratamento adequado dependerá da condição física do animal, desde a mudança de hábitos alimentares (existem rações específicas para felinos com doenças renais) até remédios de acordo com o quadro clínico do animal.
Para evitar qualquer tipo de doença, forneça sempre água fresca e ração de boa qualidade, além de manter as vacinas e vermífugos em dia, juntamente com as visitas regulares ao veterinário.
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.