Skip to main content

Insuficiência renal em felinos: causas, sintomas e tratamento

Voltar

Para entendermos esta doença, é importante saber a função principal dos rins, que além de eliminar as toxinas através da urina, também é responsável por filtrar o sangue e produzir o hormônio chamado eritropoetina, que sintetiza os glóbulos vermelhos, sem a produção destes, o gato estará propenso à anemia e hipertensão.

As causas da insuficiência renal em felinos podem ser diversas, desde a alimentação, fatores genéticos ou até mesmo idade avançada, de qualquer forma, o tutor deve estar atento aos sintomas abaixo:

 

·         Sede constante

·         Urina em excesso

·         Perda de peso

·         Perda de apetite

·         Perda de ânimo para atividades rotineiras

·         Sinais de depressão

·         Gengivas pálidas

·         Mau hálito

·         Vômitos e diarreia

 

Ao identificar qualquer um destes sintomas, leve o animal imediatamente ao veterinário, para que ele possa fornecer o diagnóstico correto.

A doença não possui cura, porém com o tratamento adequado, é possível reduzir a evolução da doença e dos sintomas, quanto mais cedo for detectado, melhor será o bem estar do felino.

O tratamento adequado dependerá da condição física do animal, desde a mudança de hábitos alimentares (existem rações específicas para felinos com doenças renais) até remédios de acordo com o quadro clínico do animal.

Para evitar qualquer tipo de doença, forneça sempre água fresca e ração de boa qualidade, além de manter as vacinas e vermífugos em dia, juntamente com as visitas regulares ao veterinário.

Dicas

  •  


    Especialista da Vetoquinol Saúde Animal esclarece os impactos da diarreia e verminoses na saúde e bem-estar dos animais

     

    O sistema gastrointestinal é extremamente importante para a saúde dos pets. Ele garante que os animais recebam através da digestão e absorção dos alimentos, todos os nutrientes necessários para se manterem vivos, ativos e saudáveis. Além disso, ele tem um papel vital na eliminação de resíduos, produção de hormônios, manutenção da flora intestinal, regulação do sistema imunológico e absorção de água e eletrólitos.

     

  • O Brasil tem uma das maiores populações de pets do mundo. São aproximadamente 160 milhões de animais no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). E esse número continua crescendo. Bom por um lado, maiores desafios sanitários por outro.

     

  • A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos 

     

    A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.

     

  • O controle de infestações de pulgas em pets nunca foi tarefa fácil. Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita. “Trata-se de um problema sério que exige muita atenção. As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas”, destaca a médica-veterinária Patrícia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

     

Insuficiência Renal em Felinos

Produtos