Skip to main content

Ser ou não ser vegetariano?

Voltar

Ser vegetariano ou vegano não se trata de uma questão relacionada à forma de se alimentar, mas sim ao estilo de viver. A quantidade de pessoas adeptas a este estilo é cada vez maior. Estados Unidos e alguns países da Europa são os lugares que mais registram veganos e vegetarianos; não só isso, também são os lugares com o maior número de animais de estimação vegetarianos.

Muitos tutores, ao optarem pelo vegetarianismo ou veganismo, acabam por querer que seus animais também se tornem, e esta ideia não vem de hoje. Na década de 60 alguns grupos de pessoas começaram a cogitar adaptar seus bichinhos aos seus estilos de vida, e isso ganhou força, tanto que, atualmente, o número de pets vegetarianos é proporcional ao número de tutores que também são. No entanto, a pergunta que fica é: Será que animais de estimação podem ser vegetarianos?

Os felinos podem adotar o vegetarianismo, desde, é claro, que essa dieta esteja devidamente balanceada e preparada de acordo com as exigências nutricionais de cada gato. Não existe nenhum alimento que, sozinho, garanta todos os nutrientes necessários, por isso, o ideal é mesclar ao menos três para balancear.

Quanto aos cães, embora seja possível transformá-los em vegetarianos, essa ainda é uma questão que divide opiniões. Há veterinários que defendem que a adaptação alimentar do cão é similar à do homem, portanto, se o tutor é vegetariano, seu pet também pode ser. Em contrapartida, há aqueles veterinários que são contra essa ideia, uma vez que os cães são considerados animais carnívoros; com relação a isso, o que acontece é que os cães, apesar de classificados como carnívoros, podem se adaptar a uma dieta onívora.

De acordo com especialistas, não há evidências de que uma dieta vegetariana seja prejudicial ou benéfica para os animais. Independentemente disso tudo, é muito importante que, caso você esteja pensando em adotar uma dieta vegetariana para o seu animal (seja ele cão ou gato), ou caso você já adote, é recomendado que procure um médico veterinário especialista em nutrição para um acompanhamento correto e a preparação de uma dieta adequada.

Mas não se esqueça, nem sempre aquilo que é bom para você, é bom para o pet; tenha cuidado para não deixar de lado as necessidades do seu companheiro.      

Dicas

  •  


    Especialista da Vetoquinol Saúde Animal esclarece os impactos da diarreia e verminoses na saúde e bem-estar dos animais

     

    O sistema gastrointestinal é extremamente importante para a saúde dos pets. Ele garante que os animais recebam através da digestão e absorção dos alimentos, todos os nutrientes necessários para se manterem vivos, ativos e saudáveis. Além disso, ele tem um papel vital na eliminação de resíduos, produção de hormônios, manutenção da flora intestinal, regulação do sistema imunológico e absorção de água e eletrólitos.

     

  • O Brasil tem uma das maiores populações de pets do mundo. São aproximadamente 160 milhões de animais no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). E esse número continua crescendo. Bom por um lado, maiores desafios sanitários por outro.

     

  • A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos 

     

    A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.

     

  • O controle de infestações de pulgas em pets nunca foi tarefa fácil. Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita. “Trata-se de um problema sério que exige muita atenção. As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas”, destaca a médica-veterinária Patrícia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

     

Produtos