Skip to main content

Ser ou não ser vegetariano?

Voltar

Ser vegetariano ou vegano não se trata de uma questão relacionada à forma de se alimentar, mas sim ao estilo de viver. A quantidade de pessoas adeptas a este estilo é cada vez maior. Estados Unidos e alguns países da Europa são os lugares que mais registram veganos e vegetarianos; não só isso, também são os lugares com o maior número de animais de estimação vegetarianos.

Muitos tutores, ao optarem pelo vegetarianismo ou veganismo, acabam por querer que seus animais também se tornem, e esta ideia não vem de hoje. Na década de 60 alguns grupos de pessoas começaram a cogitar adaptar seus bichinhos aos seus estilos de vida, e isso ganhou força, tanto que, atualmente, o número de pets vegetarianos é proporcional ao número de tutores que também são. No entanto, a pergunta que fica é: Será que animais de estimação podem ser vegetarianos?

Os felinos podem adotar o vegetarianismo, desde, é claro, que essa dieta esteja devidamente balanceada e preparada de acordo com as exigências nutricionais de cada gato. Não existe nenhum alimento que, sozinho, garanta todos os nutrientes necessários, por isso, o ideal é mesclar ao menos três para balancear.

Quanto aos cães, embora seja possível transformá-los em vegetarianos, essa ainda é uma questão que divide opiniões. Há veterinários que defendem que a adaptação alimentar do cão é similar à do homem, portanto, se o tutor é vegetariano, seu pet também pode ser. Em contrapartida, há aqueles veterinários que são contra essa ideia, uma vez que os cães são considerados animais carnívoros; com relação a isso, o que acontece é que os cães, apesar de classificados como carnívoros, podem se adaptar a uma dieta onívora.

De acordo com especialistas, não há evidências de que uma dieta vegetariana seja prejudicial ou benéfica para os animais. Independentemente disso tudo, é muito importante que, caso você esteja pensando em adotar uma dieta vegetariana para o seu animal (seja ele cão ou gato), ou caso você já adote, é recomendado que procure um médico veterinário especialista em nutrição para um acompanhamento correto e a preparação de uma dieta adequada.

Mas não se esqueça, nem sempre aquilo que é bom para você, é bom para o pet; tenha cuidado para não deixar de lado as necessidades do seu companheiro.      

Dicas

Produtos