Skip to main content

Meu cãozinho está obeso, e agora?

Voltar

Um estudo de 2014 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), mostrou que a obesidade em cães tem aumentado gradativamente devido aos nossos maus hábitos e manias da civilização.

A obesidade acarreta uma série de alterações corporais e limita a qualidade e a vida dos animais. Embora possua muitos fatores, tais como, genética, raça, idade, falta de atividade física, tipos e formas de alimentação e distúrbios hormonais, a obesidade é uma doença séria e pode trazer consequências graves à saúde do seu pet.

De acordo com o estudo apresentado pela universidade, 52% dos tutores entrevistados disseram que a razão para o ganho de peso dos seus animais tinha relação com o excesso de alimentos fornecidos por eles, estes alimentos por sua vez, não fazem parte da dieta do cãozinho.

Um animal obeso está mais propenso a ter problemas de saúde, estas são algumas possíveis complicações da obesidade:

  • Maior pressão sobre o coração, pulmões, rins e articulações;
  • Agravamento de doenças articulares, como a osteoartrite;
  • Problemas respiratórios;
  • Diabetes;
  • Aumento da pressão sanguínea e problemas cardíacos.

 

Se você não tem certeza se o seu pet está acima do peso, deve procurar um veterinário para que ele possa avaliar as condições físicas do pet, e em caso afirmativo, não se desespere, nós te damos algumas dicas complementares para ajudar no emagrecimento com saúde.

  • Alimentação: é importante seguir a recomendação do veterinário, assim como respeitar a quantidade diária que é informada no rótulo da ração. E nada de oferecer alimentos nossos para o pet, estes podem fazer mal ao seu bichinho.
  • Petiscos: Embora a maioria dos petiscos possua baixo teor de gordura, é necessário respeitar a quantidade ofertada ao animal.
  • Atividades físicas: o ideal é que o seu cãozinho se exercite diariamente, seja por caminhadas ou brincadeiras para poder gastar a energia adquirida ao longo do dia. Animais idosos devem ter suas atividades monitoradas por um médico veterinário.

 

Seguindo estas dicas e acompanhando com um veterinário, com certeza seu cãozinho terá uma vida saudável e permanecerá por muito tempo ao seu lado.

Dicas

  •  


    Especialista da Vetoquinol Saúde Animal esclarece os impactos da diarreia e verminoses na saúde e bem-estar dos animais

     

    O sistema gastrointestinal é extremamente importante para a saúde dos pets. Ele garante que os animais recebam através da digestão e absorção dos alimentos, todos os nutrientes necessários para se manterem vivos, ativos e saudáveis. Além disso, ele tem um papel vital na eliminação de resíduos, produção de hormônios, manutenção da flora intestinal, regulação do sistema imunológico e absorção de água e eletrólitos.

     

  • O Brasil tem uma das maiores populações de pets do mundo. São aproximadamente 160 milhões de animais no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). E esse número continua crescendo. Bom por um lado, maiores desafios sanitários por outro.

     

  • A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos 

     

    A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.

     

  • O controle de infestações de pulgas em pets nunca foi tarefa fácil. Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita. “Trata-se de um problema sério que exige muita atenção. As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas”, destaca a médica-veterinária Patrícia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

     

Obesidade em cães

Produtos