As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Meu cãozinho está obeso, e agora?
VoltarUm estudo de 2014 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), mostrou que a obesidade em cães tem aumentado gradativamente devido aos nossos maus hábitos e manias da civilização.
A obesidade acarreta uma série de alterações corporais e limita a qualidade e a vida dos animais. Embora possua muitos fatores, tais como, genética, raça, idade, falta de atividade física, tipos e formas de alimentação e distúrbios hormonais, a obesidade é uma doença séria e pode trazer consequências graves à saúde do seu pet.
De acordo com o estudo apresentado pela universidade, 52% dos tutores entrevistados disseram que a razão para o ganho de peso dos seus animais tinha relação com o excesso de alimentos fornecidos por eles, estes alimentos por sua vez, não fazem parte da dieta do cãozinho.
Um animal obeso está mais propenso a ter problemas de saúde, estas são algumas possíveis complicações da obesidade:
- Maior pressão sobre o coração, pulmões, rins e articulações;
- Agravamento de doenças articulares, como a osteoartrite;
- Problemas respiratórios;
- Diabetes;
- Aumento da pressão sanguínea e problemas cardíacos.
Se você não tem certeza se o seu pet está acima do peso, deve procurar um veterinário para que ele possa avaliar as condições físicas do pet, e em caso afirmativo, não se desespere, nós te damos algumas dicas complementares para ajudar no emagrecimento com saúde.
- Alimentação: é importante seguir a recomendação do veterinário, assim como respeitar a quantidade diária que é informada no rótulo da ração. E nada de oferecer alimentos nossos para o pet, estes podem fazer mal ao seu bichinho.
- Petiscos: Embora a maioria dos petiscos possua baixo teor de gordura, é necessário respeitar a quantidade ofertada ao animal.
- Atividades físicas: o ideal é que o seu cãozinho se exercite diariamente, seja por caminhadas ou brincadeiras para poder gastar a energia adquirida ao longo do dia. Animais idosos devem ter suas atividades monitoradas por um médico veterinário.
Seguindo estas dicas e acompanhando com um veterinário, com certeza seu cãozinho terá uma vida saudável e permanecerá por muito tempo ao seu lado.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.