As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Tá coçando!
VoltarAnimais de estimação estão sujeitos às pulgas e carrapatos em qualquer época do ano, contudo, é no verão que eles se encontram mais expostos a estes parasitas. A alta umidade e o forte calor constituem um ambiente perfeito para a proliferação deles. Para se ter uma ideia, uma pulga, por exemplo, pode chegar a botar 2000 ovos ao longo de toda a sua vida!
Ambos são classificados como ectoparasitas porque são seres que necessitam de outro ser para sobreviver, no caso, um hospedeiro (cães, gatos, e, até mesmo, humanos); além disso, os dois são exemplos de parasitas externos, pois se instalam fora do corpo do hospedeiro.
Tanto as pulgas quanto os carrapatos se alimentam de sangue, motivo pelo qual seus hospedeiros apresentam picadas aparentes pelo corpo.
Mais que isso, estes organismos também são responsáveis pela transmissão de várias doenças.
OS MALES
Sugar o sangue dos animais não é o único malefício que estes dois ectoparasitas causam. Eles também transmitem muitas doenças, sendo algumas delas consideradas bem graves, principalmente se não forem devidamente tratadas.
Quando picam, as pulgas injetam saliva na pele do animal, que podem acarretar doenças como: Dermatite Alérgica (infecção de pele) e Peste Bubônica (doença pulmonar). Uma outra doença comum é a Dipilidiose Canina, que é transmitida ao animal quando ele ingere, acidentalmente, as pulgas contaminadas (ao serem liberados no ambiente, os ovos dos vermes são ingeridos pelas larvas das pulgas, que são ingeridas pelos animais).
Já os carrapatos são responsáveis pela transmissão das seguintes doenças: Febre Maculosa (doença febril aguda), Babesiose Canina (infecção dos glóbulos vermelhos e anemia), e Doença de Lyme (infecção que acomete diversos órgãos).
Algumas das doenças citadas acima, são zoonoses, ou seja, são doenças que podem ser transmitidas do animal para o ser humano, como, por exemplo, a Doença de Lyme e a Febre Maculosa.
Infelizmente, ainda não há vacinas capazes de combater estas doenças, por isso, a prevenção é a melhor alternativa para evita-las, além, é claro, do tratamento adequado.
CUIDANDO SEMPRE
Atitudes simples podem ajudar na prevenção do seu bichinho (e sua também). A existência destes parasitas está intimamente relacionada ao ambiente, por isso, um dos principais métodos de prevenção é a desinfecção do local onde o animal passa a maior parte do tempo; manter o ambiente sempre limpo, assim como a cama ou o tapete onde ele costuma se deitar, já ajuda bastante. Não se esqueça também de manter a higiene do seu animal sempre em dia
Outra medida essencial é aplicar um anti-pulgas e carrapatos no animal. Eles são encontrados no formato de pipetas; basta remover os pelos da região da nuca com os dedos e aplicar todo o conteúdo da pipeta.
Contudo, se por um acaso, for detectada a presença de pulgas e/ou carrapatos no seu animal, então não perca tempo e inicie imediatamente o tratamento com o produto adequado indicado pelo veterinário.
O importante é estar sempre cuidando do seu pet; isso poderá evitar problemas não só para eles, mas para você também.
CONHEÇA FLEVOX
Desenvolvido pela Vetoquinol, nona maior indústria farmacêutica do mundo, o Flevox chegou ao mercado brasileiro em dezembro com o objetivo de ser o seu mais novo aliado na prevenção do seu animal de estimação contra pulgas e carrapatos.
Sua eficácia se dá por até oito semanas de proteção contra pulgas, e por até quatro semanas contra carrapatos.
Flevox está disponível em cinco apresentações: cães (2kg a 10kg / 10kg a 20kg / 20kg a 40kg / 40kg a 60kg) e gatos. Basta aplicar o conteúdo da pipeta na nuca do pet; o produto é absorvido em algumas horas, não deixando resíduos e não representando perigo para o tutor.
Saiba mais sobre o Flevox pelo link abaixo:
Dicas
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A leishmaniose é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo Lutzomyia longipalpis, de nome popular mosquito-palha. O inseto hematófago (se alimenta de sangue) pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar.
A Vetoquinol – oitava maior indústria de saúde animal do mundo – anuncia a chegada ao mercado brasileiro de Phovia, inovação em dermatologia veterinária que auxilia, com eficácia e segurança, no controle de diferentes doenças e lesões de pele nos animais de companhia. “Esse problema é sério e recorrente nos pets. Cerca de 36% dos animais de companhia que passam por consulta veterinária apresentam alguma doença dermatológica”, informa o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.
Produtos
- É um diurético a base de torasemida indicada para cães no tratamento dos sinais clínicos incluindo edema e derrame relacionados com a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).ComposiçãoCada comprimido de UpCard 0,75 mg contém:Torasemida......................................................0,75 mgExcipiente q.s.p ...............................................75,0 mgCada comprimido de UpCard 3 mg contém:Torasemida........................................................3,0 m
- É indicada para cães, a partir dos 10 meses de vida e possui eficácia carrapaticida contra o carrapato Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra a pulga Ctenocephalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o flebotomíneo vetor da leishmaniose (Lutzomyia longipalpis).ComposiçãoCada 100 g contém:Fipronil..........................................4 gPiriproxifeno.................................
- É um antibiótico moderno de 3ª geração a base de marbofloxacina, com amplo espectro e elevada ação terapêutica de 24 horas, em comprimidos palatáveis, sulcados e de fácil administração. A única marbofloxacina do mercado indicada para cães e gatos e com possibilidade de uso contínuo por até 40 dias.ComposiçãoCada comprimido de MARBOCYL P 5 mg contém:Marbofloxacina ....................................5,0 mgExcipiente q.s.p ...................................
- É um suplemento alimentar para cães, com a exclusiva combinação entre UC-II, Ômega 3 e Vitamina E, em tabletes mastigáveis e palatáveis que contribui com a saúde articular, mobilidade e flexibilidade, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.ComposiçãoSulfato de cálcio dihidratado (gesso), farinha integral de centeio, glicerina, levedura seca de cervejaria, farinha de aveia, aveia floculada, farinha de fígado de frango, óleo de linhaça, colágeno de frango tipo II não desnaturado (1,49%), óleo de peixe refinado, pectina, ma
- Clavaseptin® P, o antibiótico potente e eficaz para o tratamento de importantes infecções bacterianas que acometem cães e gatos. Possui ação sinérgica entre a amoxicilina e ácido clavulânico, atuando inclusive contra as bactérias produtoras de beta-lactamase. Clavaseptin® P é deliciosamente eficaz, sendo reconhecido como o 1º em palatabilidade no Reino Unido, recebendo da ISFM - Internacional Society of Feline Medicine.