Skip to main content

Decodificando os sons dos cães

Voltar

Assim como os humanos, os cães também se comunicam, a diferença é que eles o fazem por meio de sons, no caso, choramingos, uivos, rosnados e, o mais comum, os latidos. O legal é tentar entender o motivo dos sons que o cão produz; às vezes ele está apenas querendo chamar a tenção do tutor; em outros casos, porém, os motivos podem ser outros.

O choramingo é um dos primeiros sons que os cães produzem, principalmente quando filhotes. Eles fazem isso para chamar a atenção da mãe, e, posteriormente, a atenção do tutor; muitas vezes, portanto, trata-se apenas disso. Mesmo assim, é preciso ficar atento se eles não estão chorando por algum problema, no caso, algum machucado, algo que está doendo, ou mesmo algum barulho que esteja incomodando.

Os rosnados podem significar, não apenas um sinal de ataque por parte do cão, mas também que ele não gostou de alguma coisa; às vezes, também, o cão rosna para o tutor durante uma brincadeira.

Os uivos significam sinal de alerta, de comunicação com outros cachorros, ou até mesmo de solidão (mais comum naqueles cães que passam muito tempo sozinhos).

Já os latidos, podem ter variadas significações. O ideal é tentar identificar se os latidos estão expressando medo, excitação, interação com outros cães, ou apenas, um pedido de atenção.

Sons são o meio de comunicação natural do cão; prestar atenção neles e tentar identifica-los é importante.

 

Dicas

Produtos