Skip to main content

Atchim! Será que é gripe?

Voltar

Com as oscilações de temperatura, a gripe felina pode surgir e deixar o seu pet bem doentinho, mas para que isso seja evitado, vamos falar um pouco sobre prevenção e cuidados.

Podendo ser causada por vírus ou bactérias, a gripe felina apresenta sintomas parecidos com os da gripe em humanos (febre, espirro e secreções oculares e nasais), embora não exista transmissão de felinos para seres humanos ou vice versa.

Embora seja uma doença muito comum, pode ser facilmente prevenida quando as vacinações estão em dia.

A gripe felina ou também chamada de Rinotraqueíte pode apresentar sintomas como – tosse, espirros, febre, falta de apetite e secreções oculares e nasais. Sendo o espirro a principal forma de propagação da doença, os felinos mais afetados costumam ser os que possuem contato com outros animais ou que têm fácil acesso à rua, a doença pode acometer felinos de qualquer idade, embora seja mais agressiva em filhotes e idosos.

A única forma de prevenir o seu gatinho da gripe, é por meio da vacinação, por isso, os tutores devem estar sempre em dia com as vacinações, o reforço da medicação deve ser feito anualmente para evitar uma possível infecção.

Além da vacina, é importante manter os locais em que o pet circula sempre limpos, desinfetados e bem ventilados, desta forma o contágio será reduzido.

A rinotraqueíte é uma doença do trato respiratório que acomete principalmente filhotes ou felinos com baixa imunidade. Uma vez que forem contaminados, os gatinhos serão portadores do Herpesvirus Felino tipo 1, e a doença pode voltar a se manifestar em momentos de estresse ou quando houver queda na imunidade.

Enisyl-F® é um suplemento nutricional para gatos adultos e filhotes a base de L-lisina que auxilia as defesas naturais do gato. Extremamente palatável, aceito pela maioria dos gatos e pode ser aplicado diretamente na boca, sobre o focinho ou na pata, onde ele possa lamber.

Dicas

  • A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos 

     

    A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.

     

  • O controle de infestações de pulgas em pets nunca foi tarefa fácil. Por mais que haja produtos específicos eficazes para prevenção e controle, os tutores enfrentam severos desafios com esse ectoparasita. “Trata-se de um problema sério que exige muita atenção. As dificuldades sob o controle do ciclo evolutivo das pulgas e os prejuízos causados pelas infestações têm um impacto negativo tanto para a saúde dos animais de companhia, quanto para a saúde das pessoas”, destaca a médica-veterinária Patrícia Guimarães, promotora técnica de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

     

  •  

    Diversos micro-organismos podem acometer o sistema urinário de cães e gatos

  • As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.

Gripe felina

Produtos