Skip to main content

E a família aumentou!

Voltar

O crescimento da família é uma ocasião muito especial para todos nós, e vira as nossas vidas de cabeça para baixo. Para os animais de estimação a situação não é diferente, principalmente porque são eles que, na maioria das vezes, estão ao nosso lado e acompanham as muitas mudanças pelas quais a família vai passando.

Mesmo durante a gravidez o animal já sente que algo diferente está acontecendo. Emoções como alegria, tristeza ou irritabilidade podem dominá-lo, afetando o seu bem-estar e o seu comportamento. Portanto, antes mesmo do nascimento do bebê, é preciso preparar seu cão/gato para que ele saiba como lidar com a nova situação que está por vir.

Estabelecer algumas áreas da casa que serão próprias para o bebê já é uma forma do animal começar a se acostumar com possíveis restrições no futuro.

Bebê chorando e gritando é, muitas vezes, uma pressão sobre o animal de estimação. Acostume-o com essas situações colocando-o em contato com outras crianças, principalmente quando elas choram, porque quando for o seu bebê, ele já estará mais adaptado à situação.

A partir do momento em que a criança nasce, é preciso fazer com que o animal se familiarize com ela. Isso não é difícil e eles podem viver juntos de maneira positiva. O primeiro contato entre ambos é um momento muito emocionante. Deixe que ocorra em silêncio e não afugente o animal, deixe que ele se aproxime do bebê e o cheire, esse é um aspecto muito importante; apenas lembre-se de não o deixar sozinho com o animal (pelo menos não no começo da adaptação).

Além disso, é importante que você continue dando ao bichinho bastante carinho e atenção. Quando for passear com o bebê, por exemplo, leve o pet junto. Proponha o máximo de interações possíveis entre eles; assim, o animal entenderá que agora há mais um membro na família que necessita de atenção e afeto, e isso evitará que ele veja a criança como uma rival.

Dicas

Produtos