As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Nada para fazer sozinho em casa?
VoltarGatos geralmente gostam de ficar sozinhos mesmo quando seus donos estão em casa. Quando não estão, eles também não se importam tanto por terem que ficar sozinhos. Contudo, isto não significa que eles não possam sentir tédio em algum momento do dia; eles podem sim, por isso, para tentar evitar que os bichinhos se aborreçam, algumas dicas simples podem ajudar a entretê-los e a tornar o ambiente da casa um lugar mais agradável.
Alguns gatos têm o hábito de ficar entrando e saindo de casa ao longo do dia, para se distrair, porém, muitos donos ficam preocupados que eles façam isso enquanto não estão em casa, pois temem que algo aconteça ao animal. Se este é o caso do seu gato, uma boa alternativa para resolver este impasse é providenciar, dentro da sua casa, um espaço amplo para que ele possa usufruir; incremente-o com algumas plantas, móveis que ele possa ficar subindo e um lugar para um banho de sol.
Por outro lado, se o seu gato já é mais daqueles que preferem ficar dentro de casa, uma boa alternativa é providenciar alguns brinquedos; bolinhas de pingue-pongue, ratos de borracha, caixas com pequenos furos são alguns exemplos de brinquedos que ajudam a combater o tédio do gatinho. Além disso, você também pode deixar as portas dos cômodos abertas para que ele passeie pela casa. Até mesmo a vista da varanda já é interessante; deixe a janela aberta para que ele possa apreciar a paisagem.
E, embora gatos tenham fama de ser solitários, aceitar um segundo gato em casa também é uma forma de minimizar o tédio. Porém, é aconselhável que se adote um gato que seja mais ou menos semelhante ao primeiro (idade, raça e gênero), assim, a probabilidade de que se entendam, é maior.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.