As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Ai ai ai, tá doendo! E agora?
VoltarA osteoartrite é uma doença degenerativa crônica que atinge ossos e articulações, provocando dores e diminuição na flexibilidade dos movimentos, sendo caracterizada pela degeneração das cartilagens e também as alterações nas estruturas ósseas.
Apesar de ser uma doença conhecida por nós seres humanos, esta também pode acometer o bem estar do seu cãozinho.
A osteoartrite não tem cura, mas possui tratamento e, se seguido corretamente, permitirá uma melhora na qualidade de vida do animal.
Embora seja frequente em cães idosos, também pode ser decorrente de machucados, inflamações ou até mesmo obesidade. De qualquer forma, deve ser tratada imediatamente para que haja uma melhora significativa da doença.
Caso o seu animalzinho apresente os sinais abaixo, é necessário levá-lo ao veterinário para um diagnóstico correto:
- Dificuldade para se sentar ou levantar;
- Irritabilidade ou agressividade, o cão não quer ser tocado no local que sente dor;
- Gemidos;
- Tendência a ficar quieto em um canto;
- Aumento de lambidas ou mordidas em locais específicos do corpo;
- Mancar constantemente.
Quanto mais rápido for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de uma melhora significativa na qualidade de vida do animal, porém, lembre-se que uma única solução não se adequará a todos os animais, alguns cuidados são importantes:
- É necessário fornecer um suporte nutricional de qualidade e que tenha todos os nutrientes essenciais ao metabolismo do animal;
- A redução de peso é uma possível solução para o alívio da tensão sobre as articulações;
- Administração de AINEs (Antiinflamatórios esteroidais) para o controle da dor;
- A fisioterapia será uma grande aliada para o tratamento.
É necessário estar atento aos sinais apresentados e procurar o médico veterinário para maiores esclarecimentos.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.