As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Como proteger seu cãozinho das doenças comuns do outono?
VoltarO outono é a estação que devemos redobrar a atenção com as doenças respiratórias e articulares também.
Com o clima frio e seco, o aparecimento da gripe e outras doenças respiratórias se tornam muito comuns, inclusive nos animais. A gripe canina (traqueobronquite infecciosa canina) como é conhecida popularmente, afeta diretamente cães de todas as idades e causa inflamação no sistema respiratório.
Geralmente a transmissão ocorre quando há aglomeração de animais no mesmo local, por exemplo, em parques, canis, hotéis, abrigos ou até mesmo em petshops. Um dos sintomas mais evidentes é a tosse seca e que piora de acordo com a agitação do animal, assim como a presença de secreção nasal, falta de apetite e febre, na fase aguda da gripe.
Para evitar a gripe canina é importante diminuir a frequência dos banhos, manter a pelagem do pet ou até mesmo investir em uma roupa adequada para ele durante os dias frios, além de proporcionar um ambiente adequado.
Já as doenças articulares crônicas também podem agravar durante o outono, pois o pet tende a forçar mais os músculos e isso pode intensificar as dores nas articulações.
Cimalgex é usado nos cães para tratar a dor e a inflamação associadas à osteoartrite. Também é indicadopara controlar a dor e a inflamação associadas à cirurgia dos ossos ou dos tecidos moles.
Para maiores informações, consulte um médico veterinário.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.