As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Cuidados com o pet na virada do ano
VoltarEssa comemoração é muito esperada por alguns e também se torna motivo de preocupação para outros, principalmente aos tutores de pets.
Cães e gatos possuem uma capacidade auditiva muito melhor do que a nossa, por isso, sofrem bastante durante as épocas festivas, podendo até resultar em acidentes.
Durante esta época do ano, devemos estar atentos às condições do ambiente que o pet se encontra, objetos que podem machucá-lo ou até mesmo possíveis rotas de fuga para o animal. O susto sofrido pelo animal pode resultar em convulsões ou paradas cardiorrespiratórias.
Todo esse sofrimento pode ser minimizado ou não existir, se os tutores estiverem aptos a garantir segurança, conforto e o bem estar do animal, como por exemplo:
- Fique no mesmo local que o animal, não o deixe sozinho em qualquer ambiente;
- Certifique-se que não há como o animal fugir do ambiente;
- Feche portas e janelas;
- Isole o som externo, se possível;
- Evite coleiras e/ou correntes, o animal pode se machucar em um ato de desespero.
Se não puder estar nesse momento com o seu pet, procure ajuda de um hotel para pets ou até mesmo um familiar ou amigo que possa cuidar com a mesma atenção e carinho e evitar possíveis acidentes.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.