As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Queda de pelos em gatos
VoltarA queda excessiva de pelos é chamada de alopecia e deixa falhas na pelagem, porém, deve ser analisada com atenção pelos tutores de felinos e posteriormente encaminhado ao veterinário para um diagnóstico correto e tratamento efetivo.
Abaixo citamos alguns sintomas e sinais de atenção para possíveis causas de queda de pelos em gatos:
- Micose:
Uma das causas mais comuns de queda de pelos é causada por fungos (Microsporum, Thricophyton ou Epidermophyton), atinge a pele, pelagem e unhas dos felinos.
A maioria delas é bastante contagiosa e pode ser transmitida de gato para outro gato, roedores ou até de pessoas para gatos e vice versa;
- Dermatite de contato:
A dermatite de contato é uma reação alérgica e quando se manifesta, a pele fica irritada e vermelha, surgem bolhas, coceira e queda de pelos. O diagnóstico da dermatite deve ser realizado por um médico veterinário e por fim, a indicação do tratamento correto;
- Alergia alimentar:
Neste caso, o felino costuma rejeitar a ração e piora com a ingestão dela. Sendo necessário reavaliar a composição da ração e se necessário, mudar a dieta do gato;
- Perda de pelo durante a gravidez e amamentação:
Esse tipo de perda de pelo não se concentra em uma área específica e costuma aparecer de uma vez. Este tipo de alopecia é causado por estresse ou mudanças bruscas que causam desconforto ou tristeza ao animal.
Como evitar a alopecia?
As consultas de rotina, alimentação adequada e higiene evitam este tipo de problema, mas o ideal é sempre ficar atento aos sinais de falhas na pelagem e em qualquer sintoma incomum, levar o gatinho ao veterinário, só assim poderá ser feito o diagnóstico e tratamento correto.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.