As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Verão e tosa em gatos...
VoltarQuando chega o verão, muitos tutores ficam aflitos imaginando o desconforto que os gatinhos podem passar diante de tanto calor, o que muitos não imaginam, é que existe a possibilidade de tosar o felino, porém exige muito cuidado.
Antes de tomar a decisão de tosar o seu gato, é necessário consultar um médico veterinário, para que ele analise as condições físicas e a personalidade do seu gato, e em caso afirmativo para a tosa, levar o animal para que seja tosado em um petshop de confiança, pois não é indicado que a tosa seja realizada em casa, isso pode estressá-lo e até causar acidentes.
Alguns detalhes importantes sobre a tosa em gatos:
- Não deixe seu gatinho sozinho durante a tosa e se possível, opte por um petshop que possua vidros e ele possa te ver, assim ele se sentirá mais tranquilo e menos estressado durante o período;
- Certifique-se da limpeza e segurança do local;
- Verifique se o profissional tem experiência na tosa de gatos, pois esta costuma ser mais delicada;
- Se possível, agende um horário em que não tenha muitos cães, assim evitará que o seu gatinho fique estressado;
- O ideal para gatos de pelos longos é evitar que os pelos formem nós, por isso é necessário escová-lo diariamente;
- A tosa higiênica em gatos de pelos longos é uma solução também;
- Observe o comportamento do seu gato, alguns ficam tristes e entediados com o calor, tosá-los pode mudar este comportamento e incômodo.
Gatos são mais sensoriais do que cães, por este motivo, não se deve cortar seus bigodes, pois estes funcionam como seus “sensores” e identificam toques ou qualquer presença, assim como a corrente de ar ou algo que passaria quase como imperceptível por uma pessoa. Além disso, o gato pode ficar desorientado ou perder o equilíbrio para atividades comuns, tais como, andar ou correr.
Sabemos que com as altas temperaturas do verão, nosso intuito é ajudar o nosso gatinho a passar bem nesta época. Mas não podemos esquecer que qualquer intervenção na vida do gato deve ser feita com muita cautela e com o acompanhamento de um médico veterinário, assim evitará qualquer estresse desnecessário.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.