Skip to main content

Verão e tosa em gatos...

Voltar

Quando chega o verão, muitos tutores ficam aflitos imaginando o desconforto que os gatinhos podem passar diante de tanto calor, o que muitos não imaginam, é que existe a possibilidade de tosar o felino, porém exige muito cuidado.

Antes de tomar a decisão de tosar o seu gato, é necessário consultar um médico veterinário, para que ele analise as condições físicas e a personalidade do seu gato, e em caso afirmativo para a tosa, levar o animal para que seja tosado em um petshop de confiança, pois não é indicado que a tosa seja realizada em casa, isso pode estressá-lo e até causar acidentes.

Alguns detalhes importantes sobre a tosa em gatos:

 

  • Não deixe seu gatinho sozinho durante a tosa e se possível, opte por um petshop que possua vidros e ele possa te ver, assim ele se sentirá mais tranquilo e menos estressado durante o período;
  • Certifique-se da limpeza e segurança do local;
  • Verifique se o profissional tem experiência na tosa de gatos, pois esta costuma ser mais delicada;
  • Se possível, agende um horário em que não tenha muitos cães, assim evitará que o seu gatinho fique estressado;
  • O ideal para gatos de pelos longos é evitar que os pelos formem nós, por isso é necessário escová-lo diariamente;
  • A tosa higiênica em gatos de pelos longos é uma solução também;
  • Observe o comportamento do seu gato, alguns ficam tristes e entediados com o calor, tosá-los pode mudar este comportamento e incômodo.

 

Gatos são mais sensoriais do que cães, por este motivo, não se deve cortar seus bigodes, pois estes funcionam como seus “sensores” e identificam toques ou qualquer presença, assim como a corrente de ar ou algo que passaria quase como imperceptível por uma pessoa. Além disso, o gato pode ficar desorientado ou perder o equilíbrio para atividades comuns, tais como, andar ou correr.

Sabemos que com as altas temperaturas do verão, nosso intuito é ajudar o nosso gatinho a passar bem nesta época. Mas não podemos esquecer que qualquer intervenção na vida do gato deve ser feita com muita cautela e com o acompanhamento de um médico veterinário, assim evitará qualquer estresse desnecessário.

Dicas

Tosa em gatos Vetopet

Produtos