Companheirismo dos animais de estimação reduz o estresse e até mesmo ajuda a melhoria das condições físicas O primeiro mês do ano é marcado pela campanha do Janeiro Branco, que conscientiza as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar emocional. O Instituto Cactus – entidade que promove pesquisas sobre a saúde da população – aponta que 68% dos brasileiros admitem apresentar sentimentos de ansiedade (o que afeta de forma importante diferentes momentos da rotina).
É hora de vermifugar, e agora?
VoltarPode ser cão ou gato, o importante é que todos merecem muito carinho e além disso, alguns cuidados iniciais devem ser tomados para garantir a saúde e o bem-estar animal.
Um dos primeiros cuidados com o pet além da primeira visita ao médico veterinário é a vermifugação. A vermifugação previne uma série doenças causadas por vermes intestinais, tais como, Toxocara canis, Ancylostoma caninum, entre outros.
É importante que mesmo que sejam adultos, os cães e gatos sejam vermifugados de 1 a 2 vezes por ano, de acordo com a orientação do médico veterinário, pois embora o animal não apresente sintomas, ele pode estar infectado.
Alguns sinais podem indicar que o seu pet está com vermes, tais como: vômitos, diarreia, fezes com muco e/ou sangue e inclusive lamber ou coçar a região perineal.
Alguns parasitas não contaminam apenas cães e gatos, alguns podem contaminar também as pessoas, sendo consideradas zoonoses.Cada parasita é combatido por uma medicação específica e que deve ser sempre prescrita pelo médico veterinário, pois ele é quem pode indicar o melhor tratamento para o seu Pet.
Ciurex Fagra® é indicado no combate das infestações causadas por parasitas nematóides e cestóides que infestam cães e gatos, veja mais em http://bit.ly/2DzC4va
Dicas
Animais de diferentes comportamentos, estilos e fases da vida têm maior propensão para o desenvolvimento desse tipo de problema Os cães em idade avançada, os de raças maiores ou predisponentes e os obesos são os mais suscetíveis para o desenvolvimento de problemas articulares. Cães com diferentes estilos de vida e comportamentos também estão propensos a problemas de mobilidade e flexibilidade articular. Esse tipo de enfermidade causa dor extrema e muito sofrimento, afetando a qualidade de vida do animal e, por consequência, do tutor.
No retorno para casa, os animais devem passar em consulta veterinária para serem vermifugados Tão aguardadas, as férias de final de ano são, tradicionalmente, períodos perfeitos para viagens em família. Entretanto, o que tem de tudo para ser motivo de alegria pode resultar em dor de cabeça para a saúde dos animais e das pessoas. Isso porque ter os cães na programação das férias aumenta o risco de infecção por parasitas em locais infestados.
A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos
A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.