Skip to main content

Doença do Carrapato

Voltar

Na lista das doenças caninas que mais causam temor entre os tutores, não tem como não falar dela, a Doença do Carrapato. Também conhecida por Hemoparasitose, trata-se de uma verdadeira dor de cabeça para cães e tutores, pois, apesar de possuir tratamento e cura, os sintomas são devastadores, e, se não forem devidamente tratados, podem levar à morte do cão.

A transmissão se dá por meio do carrapato marrom (Rhipicephalus sanguineus), e pode se manifestar de duas formas, cada qual com um agente diferente: a erlichiose (que ataca os glóbulos brancos) e a babesiose (que ataca os glóbulos vermelhos); ambas afetam gravemente o organismo do cão.

Os sintomas provocados por esta doença são bastante variados, podendo incluir fraqueza, anemia, febre, falta de apetite, secreção nasal, vômito, fadiga, sangramento nasal e manchas vermelhas pelo corpo.

A confirmação do diagnóstico é feita pelo médico veterinário após a realização de um exame de sangue para checar se há alterações.

Uma vez detectada a doença, é vital que o tratamento seja iniciado rapidamente, e logo no começo dos sintomas, pois a Hemoparasitose pode causar degeneração da medula (responsável pela produção dos glóbulos vermelhos), o que provoca uma profunda anemia, e até a morte do animal. O tratamento não deve nunca ser feito de forma autônoma pelo tutor, somente com orientação médica; as duas formas da enfermidade podem ser tratadas com medicamentos que fazem com que o cão, logo no início, já apresente melhora nos sinais clínicos. No entanto, é extremamente importante levar o tratamento até o fim para que a doença seja totalmente eliminada, o que pode demandar semanas, ou mesmo meses.

O ideal é prevenir para que o cão não seja contaminado. Tal prevenção pode ser feita por meio da adoção de medidas simples, como o controle de carrapatos no ambiente que o pet costuma frequentar, e a verificação constante da pelagem do animal (em locais onde o parasita pode se alojar), principalmente após brincar ou passear com ele. Além disso, medicamentos anti-pulgas e carrapatos aplicados à pelagem do animal também ajudam; contudo, é necessário consultar o veterinário antes de usá-los.

 

*Para o controle de pulgas e carrapatos, apresentamos Flevox. Indicado para cães de 2kg a 60kg, Flevox é um medicamento cuja solução contém fipronil, molécula mundialmente conhecida pela eficácia e segurança no combate a ectoparasitas. Consulte seu médico veterinário para saber qual a melhor opção para o seu pet. 

http://www.myhappypet.com.br/produto/flevox

 

Dicas

Produtos