As características do clima tropical brasileiro, bem como os fenômenos gerados pelo resultado da atividade humana (emissão de gases de efeito estufa), proporcionam mudanças climáticas bruscas, contribuindo para a proliferação de pulgas, carrapatos e mosquitos. Estes parasitas podem afetar a saúde de pessoas e de animais, principalmente nas estações de primavera e verão, época de temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas. “A população de cães, gatos e pets não convencionais no Brasil cresce de forma contínua, superando mais de 160 milhões de animais.
Quando os problemas de coração não são amorosos...
VoltarVocê já ouviu falar da Dirofilariose canina? Trata-se de uma doença de curso crônico causada pelo parasita Dirofilaria immitis. É popularmente conhecida como “verme do coração”, pois o parasita se fixa na base do coração e artéria pulmonar (diferentemente da maioria dos outros vermes, que se fixam no intestino), e isso faz com que sejam considerados parasitas de grande risco.
A transmissão da doença ocorre pela picada de mosquitos dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles; quando ingerem o sangue de um animal doente, acabam por ingerir também as microfilarias (formas jovens da Dirofilaria), que são transmitidas para um animal sadio quando este é picado pelo mosquito infectado.
Aqui no Brasil, casos de Dirofilariose são mais comuns nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão. É importante ressaltar também que regiões litorâneas são mais propensas à transmissão da doença, pois a maior concentração de umidade, ligada à presença de mata atlântica, oferece um ambiente ideal para a reprodução e disseminação de mosquitos. Portanto, se você mora ou viaja pelas regiões litorâneas, redobre os cuidados com o seu pet, e com você também, pois apesar de serem mais comuns em cães, a Dirofilaria pode infectar o homem (trata-se de uma zoonose).
Os sintomas costumam aparecer quando a doença já se encontra bem evoluída, ou seja, quando os vermes atingem tamanhos grandes, o que por sua vez pode provocar insuficiência cardíaca no animal. O diagnóstico pode ser feito por meio de um exame de sangue.
A prevenção contra a Dirofilariose se dá por meio do cuidado diário com o seu animal; esteja sempre atento, e a qualquer sinal de que algo não está bem, procure o veterinário. Além disso, não se esqueça de administrar o vermífugo uma vez por mês.
Dicas
Falta de conscientização sobre a importância da vermifugação em cães contribui para a transmissão de zoonoses
A relação entre cães e o homem é antiga. Desde milhares de anos atrás, acredita-se que os lobos começaram a conviver com maior proximidade ao homem, se tornando mais sociáveis à presença humana. Isso levou à sua domesticação, dando origem às diferentes raças de cães.
Phovia®, por meio de Energia Lumínica Fluorescente (ELF), contribui para redução da proliferação de bactérias, a produção de colágeno e o aumento do fluxo sanguíneo, além de proporcionar melhor cicatrização da pele de cães e gatos
A saúde do coração de cães é, assim como em humanos, assunto extremamente importante e que necessita da compreensão e atenção especial de seus tutores. A lista de cuidados inclui consultas regulares ao médico-veterinário para a realização de exames preventivos e tomadas de decisões que podem ser vitais para o bem-estar e a vida dos animais.