Skip to main content

Dor e desconforto

Voltar

Cães de qualquer idade podem desenvolver problemas articulares, independente do porte e/ou da raça, por isso, é importante investigar os sinais e tratar a enfermidade a tempo para que não traga complicações ao pet. Embora os cães não possam falar o que sentem, as mudanças de comportamento podem sinalizar que algo não vai muito bem.

Segundo o estudo realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, 20% da população canina pode apresentar algum tipo de problema de articulação, sendo o mais comum, a osteoartrite – uma doença crônica e degenerativa que afeta os ossos e as articulações do cão.

No caso da osteoartrite, os cães podem apresentam sintomas mais específicos de dor, tais como:

 

  • Aumento de peso

Ao sentir dores, o cão se torna menos ativo e por isso, tende a ganhar peso consideravelmente.

 

  • Dificuldade ao se locomover

Se você notar que o seu cãozinho está com dificuldades ao se locomover, manca bastante e também não consegue realizar atividades habituais como, subir no sofá e ao subir as escadas o faz com muita dificuldade, é importante investigar melhor estes sinais.

 

  • Aumento de lambidas ou mordidas em um local específico

O aumento de lambidas ou mordidas em um local específicos podem sinalizar que o pet está incomodado ou com uma dor mais forte naquele ponto, este também pode ser um sinal de uma dor articular.

            O tratamento mais adequado para a osteoartrite inicia-se a partir da redução da inflamação e consequentemente das dores que acometem o pet, podendo ser administrado, por exemplo, Cimalgex, um AINEs (Anti-inflamatório não esteroidal), sendo este previamente indicado por um médico veterinário.

Ao identificar alterações no comportamento do seu cãozinho, é importante procurar imediatamente o médico veterinário, apenas este profissional poderá indicar o tratamento adequado para o seu pet.

 

Dicas

  • Companheirismo dos animais de estimação reduz o estresse e até mesmo ajuda a melhoria das condições físicas     O primeiro mês do ano é marcado pela campanha do Janeiro Branco, que conscientiza as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar emocional. O Instituto Cactus – entidade que promove pesquisas sobre a saúde da população – aponta que 68% dos brasileiros admitem apresentar sentimentos de ansiedade (o que afeta de forma importante diferentes momentos da rotina).  

  • Animais de diferentes comportamentos, estilos e fases da vida têm maior propensão para o desenvolvimento desse tipo de problema   Os cães em idade avançada, os de raças maiores ou predisponentes e os obesos são os mais suscetíveis para o desenvolvimento de problemas articulares. Cães com diferentes estilos de vida e comportamentos também estão propensos a problemas de mobilidade e flexibilidade articular. Esse tipo de enfermidade causa dor extrema e muito sofrimento, afetando a qualidade de vida do animal e, por consequência, do tutor.  

  • No retorno para casa, os animais devem passar em consulta veterinária para serem vermifugados   Tão aguardadas, as férias de final de ano são, tradicionalmente, períodos perfeitos para viagens em família. Entretanto, o que tem de tudo para ser motivo de alegria pode resultar em dor de cabeça para a saúde dos animais e das pessoas. Isso porque ter os cães na programação das férias aumenta o risco de infecção por parasitas em locais infestados.  

  • A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos 

     

    A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.

     

osteoartrite canina

Produtos

  • É um diurético a base de torasemida indicada para cães no tratamento dos sinais clínicos incluindo edema e derrame relacionados com a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).
     
    Composição
     
    Cada comprimido de UpCard 0,75 mg contém:
    Torasemida......................................................0,75 mg
    Excipiente q.s.p ...............................................75,0 mg
     
    Cada comprimido de UpCard 3 mg contém:
    Torasemida........................................................3,0 m
  • É indicada para cães, a partir dos 10 meses de vida e possui eficácia carrapaticida contra o carrapato Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra a pulga Ctenocephalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o flebotomíneo vetor da leishmaniose (Lutzomyia longipalpis).
     
    Composição
     
    Cada 100 g contém:
    Fipronil..........................................4 g
    Piriproxifeno.................................
  • É um antibiótico moderno de 3ª geração a base de marbofloxacina, com amplo espectro e elevada ação terapêutica de 24 horas, em comprimidos palatáveis, sulcados e de fácil administração. A única marbofloxacina do mercado indicada para cães e gatos e com possibilidade de uso contínuo por até 40 dias.
     
     
    Composição
     
    Cada comprimido de MARBOCYL P 5 mg contém:
    Marbofloxacina ....................................5,0 mg
    Excipiente q.s.p ...................................
  • É um suplemento alimentar para cães, com a exclusiva combinação entre UC-II, Ômega 3 e Vitamina E, em tabletes mastigáveis e palatáveis que contribui com a saúde articular, mobilidade e flexibilidade, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.
     
    Composição
     
    Sulfato de cálcio dihidratado (gesso), farinha integral de centeio, glicerina, levedura seca de cervejaria, farinha de aveia, aveia floculada, farinha de fígado de frango, óleo de linhaça, colágeno de frango tipo II não desnaturado (1,49%), óleo de peixe refinado, pectina, ma
  • Descrição

    Cefaseptin®, o antibiótico eficaz para o tratamento de importantes infecções bacterianas que acometem cães a partir de 1 ano de idade. À base de cefalexina, possui ação bactericida contra uma ampla gama de bactérias. Seus comprimidos são altamente palatáveis, sendo aceito por mais de 87% dos cães* e contam com a exclusiva tecnologia Vetabs, possibilitando uma administração precisa e segura. 

    Quero Comprar

    Composição