Skip to main content

Cães podem ter Alzheimer?

Voltar

O Alzheimer canino ou também chamado de Síndrome de Disfunção Cognitiva (CDS) é responsável por alterações no comportamento de cães em idade avançada, alguns sinais são bem parecidos com os que afetam os seres humanos.

A doença costuma se manifestar em cães com mais de dez anos de idade, e no início pode apresentar leves sinais de alterações no comportamento do animal: o cão pode se tornar menos ativo fisicamente, interagir menos com os seus tutores e até mesmo ter alterações no sono.

Cães que começam a manifestar a doença podem apresentar sinais de alteração no sono, desde sono excessivo até a ausência dele, além de desorientação e dificuldade para reconhecer tutores ou locais, bem como apresentar agressividade perante comandos simples.

 Somente o médico veterinário pode realizar o diagnóstico da doença através de exames clínicos, físicos e comportamentais, bem como submetê-lo à terapia com o uso de medicamentos específicos.

Embora o Alzheimer canino não possua cura ainda, é possível prevenir a doença através de atividades simples que possam prolongar a saúde mental do cãozinho. Os tutores devem procurar sempre estimular seus pets através de brincadeiras e brinquedos interativos, além de o manter ativo fisicamente, seja por meio de caminhadas, passeios ou corridas, respeitando sempre a condição física do animal.

Na matéria anterior, falamos sobre dicas de exercícios físicos para praticar ao lado do pet, veja também em https://bit.ly/2KDVfJm.

 

Dicas

  • A pesquisa realizada recentemente pela Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, mostra que as embalagens de rações não são suficientemente esclarecedoras para os proprietários de cães e gatos.

  • Saber identificar em qual fase da vida seu pet está pode ser um grande diferencial quando falamos de cuidados e saúde.

    Tratando o assunto de uma forma mais leve e figurativa, podemos fazer uma comparação com as fases etárias do ser humano e perceber nos pets, hábitos e comportamentos que determinam cada uma delas.

  • Curtir o verão na praia é muito bom, mas fica melhor ainda quando viajamos com o nosso amigo

  • Embora seja uma doença pouco comentada, os cães podem ser acometidos por esta doença durante o processo de envelhecimento

Cães podem ter Alzheimer?

Produtos

  •  

    Program Plus é um dos mais completos produtos para cães, protegendo os animais por dentro e por fora. Ele age contra o verme do coração, prevenindo a dirofilariose, protege o animal contra as pulgas e trata e previne as doenças causadas pelos principais vermes intestinais.

    Distribuído por Vetoquinol
    Fabricado por Elanco 0800-112690 sac@elanco.com

     

     

    INDICAÇÃO:

  • Antibiótico de 3ª geração. Moderno, Eficaz e Palatável.

     

     

     

    INDICAÇÃO:

  • Suplemento alimentar com fórmula exclusiva que visa manter a saúde e dar mais qualidade de vida para cães de todas as raças e idades.
    Contendo Colágeno Tipo II (UC-II) + Vitamina E

     

  • Flevox – uma solução flevox-ivel contra pulgas e carrapatos.

     

    Flevox contém fipronil, uma molécula mundialmente conhecida por sua eficácia e segurança no combate aos ectoparasitas.

    Composição

    Cada 100 ml contém:
    Fipronil ............................10,00 g
    Veículo q.s.p....................100,00 mL

    FLEVOX CÃES

    Indicação
     

  • Cimalgex é um anti-inflamatório de uso veterinário que contém cimicoxib e é apresentado em comprimidos palatáveis. Cimalgex é usado nos cães para tratar a dor e a inflamação associadas à osteoartrite. Também é usado para controlar a dor e a inflamação associadas à cirurgia dos ossos ou dos tecidos moles.

    Composição

    Cada comprimido de Cimalgex 8 mg contém:

    Cimicoxib............................8,0 mg

    Excipiente q.s.p..................110,0 mg