Skip to main content

Cães podem ter Alzheimer?

Voltar

O Alzheimer canino ou também chamado de Síndrome de Disfunção Cognitiva (CDS) é responsável por alterações no comportamento de cães em idade avançada, alguns sinais são bem parecidos com os que afetam os seres humanos.

A doença costuma se manifestar em cães com mais de dez anos de idade, e no início pode apresentar leves sinais de alterações no comportamento do animal: o cão pode se tornar menos ativo fisicamente, interagir menos com os seus tutores e até mesmo ter alterações no sono.

Cães que começam a manifestar a doença podem apresentar sinais de alteração no sono, desde sono excessivo até a ausência dele, além de desorientação e dificuldade para reconhecer tutores ou locais, bem como apresentar agressividade perante comandos simples.

 Somente o médico veterinário pode realizar o diagnóstico da doença através de exames clínicos, físicos e comportamentais, bem como submetê-lo à terapia com o uso de medicamentos específicos.

Embora o Alzheimer canino não possua cura ainda, é possível prevenir a doença através de atividades simples que possam prolongar a saúde mental do cãozinho. Os tutores devem procurar sempre estimular seus pets através de brincadeiras e brinquedos interativos, além de o manter ativo fisicamente, seja por meio de caminhadas, passeios ou corridas, respeitando sempre a condição física do animal.

Na matéria anterior, falamos sobre dicas de exercícios físicos para praticar ao lado do pet, veja também em https://bit.ly/2KDVfJm.

 

Dicas

  • As otites nos pets, normalmente, se manifestam através de sinais clássicos, como: coceira persistente, repetições no balançar de cabeça, odor, produção excessiva de secreções e dor. Caso seja observado um desses sinais, você deve levar o seu pet, imediatamente ao médico veterinário para que a causa seja identificada e prescrito o tratamento correto.
     

  • Para uma limpeza eficiente das orelhas do seu pet, primeiramente, é importante conhecer a estrutura do órgão. A orelha é dividida em 3 partes nos cães e gatos: orelha externa, média e interna.
     

  • Profissional da Vetoquinol Saúde Animal informa os sintomas, as doenças transmitidas e o método de prevenção

     

  • Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor, também nos animais, nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.

    A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo mais doloridas, principalmente nas articulações dos animais mais velhos ou que tenham doenças como, por exemplo, a osteoartrite.

Cães podem ter Alzheimer?

Produtos

  • É indicado para cães e possui eficácia carrapaticida contra carrapato Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra a pulga Ctenoceplhalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o "mosquisto" transmissor da leishmaniose, o flebotomo Lutzomyia longipalpis.

     

    Coleira ectoparasiticida indicada para cães contra pulgas, carrapatos além de ação inseticida contra a Lutzomyia longipalpis “mosquitos” transmissores da leishmaniose.

    Composição:

  •  Limpa, hidrata e reequilibra as orelhas de cães e gatos, deixando uma agradável fragrância de limão.

    Solução auricular de limpeza profunda para cães e gatos. Sonotix® tem tripla ação:

    • Remove o cerúmen de modo rápido e eficaz
    • Mantém os ouvidos saudáveis
    • Neutraliza o odor

     

    Composição:

    Calêndula, Glicina Capriloil, Glicerina, Álcool isopropílico, Labrasol, Fragrância de limão, Polisorbato 80, Transcutol V, TRIS, Glicina undecilenoil, Água.

  • Antibiótico de 3ª geração. Moderno, Eficaz e Palatável.

     

     

     

    INDICAÇÃO:

  • Flexadin Advanced é um suplemento alimentar com fórmula exclusiva para manter a saúde e dar mais qualidade de vida para cães de todas as raças e idades.

    Contém Colágeno de frango tipo II não desnaturado (UC-II), Vitamina E e Ômega 3.

  • Cimalgex é um anti-inflamatório de uso veterinário que contém cimicoxib e é apresentado em comprimidos palatáveis.

    Cimalgex é usado nos cães para tratar a dor e a inflamação associadas à osteoartrite. Também é usado para controlar a dor e a inflamação associadas à cirurgia dos ossos ou dos tecidos moles.

    Composição

    Cada comprimido de CIMALGEX 8 mg contém:

    Cimicoxib...............................................8,0 mg

    Excipiente q.s.p..................................110,0 mg