Skip to main content

Que tal realizar um check up?

Voltar

Os exames periódicos são importantes para os seres humanos, assim como os cuidados veterinários periódicos são essenciais para a saúde dos animais. Os pets vivem menos do que nós, cada ano de vida de um animal, equivale aproximadamente a sete anos humanos. Por isso, é importante realizar um check up para a prevenção de doenças e também para prolongar o tempo de vida do pet.

Às vezes, sintomas de doenças em estágios iniciais podem passar despercebidos pelos tutores, acabando por notar a doença apenas em estágio avançado.

Levando em conta que alguns fatores como, por exemplo, a castração e a idade, o médico veterinário poderá solicitar alguns exames que podem ser diferentes de um pet para o outro, buscando  checar várias possibilidades., Pois existem as suspeitas comuns e  doenças que muitas vezes podem ser silenciosas em cães e gatos.

Realizar o check up periodicamente com o médico veterinário, é importante para identificar possíveis doenças e/ou parasitas. Por exemplo, no exame de fezes é possível constatar a presença de vermes, por isso a prevenção deve ser iniciada nos hábitos diários, desde a higiene à vermifugação.

A vermifugação é indispensável em cães e gatos, já que os parasitas internos podem provocar sérios problemas de saúde ao pet. Alguns tutores acabam levando o pet ao veterinário somente após algum sintoma, mas o ideal é fazer da vermifugação um processo contínuo e orientado pelo médico veterinário.

Pets com verminoses podem apresentar problemas digestivos e má absorção dos alimentos, falta de apetite, perda de peso, fraqueza, dores abdominais, vômitos, diarreia e anemia. O hábito de arrastar a região perianal no chão pode indicar a presença de verminoses no pet, além da presença de vermes nas fezes, que é o mais relatado por tutores.

Os pets podem ser infectados por nematoides (vermes redondos) e cestóides (vermes achatado, em forma de ‘fita’) através da via oral ou cutânea:

 

  • Ingestão de ovos ou larvas encontradas no solo ou ingestão de animais infectados (roedores, aves, insetos e parasitas externos)
  • Larvas penetram através da pele do animal
  • Fêmeas podem disseminar através do leite.
  • Ingestão de ovos ou larvas encontradas no solo ou ingestão de animais infectados (roedores, aves, insetos e parasitas externos)
  • Larvas penetram através da pele do animal
  • Fêmeas podem disseminar através do leite.

 

Algumas medidas podemser tomadas pelos tutores, tais como: exame de fezes, que devem ser realizados nos animais ao menos duas vezes ao ano, vermifugar o pet conforme a indicação do medico veterinário, bem como evitar possíveis ambientes com risco de infestações.

           

Ciurexé indicado no combate das verminoses causadas por nematóides e cestóides que infestam cães e gatos, veja mais em https://bit.ly/2DzC4va

 

Dicas

  • Uma das prováveis causas da maior sensibilidade à dor, também nos animais, nos dias frios é que as baixas temperaturas provocam constrição vascular e prejudicam a circulação do sangue no corpo.

    A necessidade de aquecimento da musculatura provoca uma contração que torna algumas partes do corpo mais doloridas, principalmente nas articulações dos animais mais velhos ou que tenham doenças como, por exemplo, a osteoartrite.

  • Você sabia que o focinho é como se fosse a digital de um cachorro? Cada animal da espécie possui um padrão único, o que faz o nariz de um, não ser o focinho do outro.

    A partir dessa informação, uma startup - a Megvii, lança um app capaz de identificar o seu pet. A inteligência artificial garante 95% de precisão nas buscas. Uma alternativa incrível ao uso de microchips destinados para os mesmos fins.

    Como funciona o aplicativo?

  • Um estudo realizado com pets e homens na Europa e publicado na revista European Radiology, revelou que em média, existem mais bactérias potencialmente infecciosas na barba de um homem do que na pelagem de um pet.

    Todos os homens que participaram do estudo tinham altas cargas de bactérias nos pelos faciais, mesmo apresentando condições perfeitas de saúde, enquanto 76% dos pets apresentaram bactérias em seu pelo. Foram consideradas provas de ressonâncias magnéticas nos pelos e no aparelho que realizou a coleta nos animais e nas pessoas.

  • A pesquisa realizada recentemente pela Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, mostra que as embalagens de rações não são suficientemente esclarecedoras para os proprietários de cães e gatos.

Que tal realizar um check up?

Produtos

  •  Limpa, hidrata e reequilibra as orelhas de cães e gatos, deixando uma agradável fragrância de limão.

    Solução auricular de limpeza profunda para cães e gatos. Sonotix® tem tripla ação:

    • Remove o cerúmen de modo rápido e eficaz
    • Mantém os ouvidos saudáveis
    • Neutraliza o odor

     

    Composição:

    Calêndula, Glicina Capriloil, Glicerina, Álcool isopropílico, Labrasol, Fragrância de limão, Polisorbato 80, Transcutol V, TRIS, Glicina undecilenoil, Água.

  •  

    Program Plus é um dos mais completos produtos para cães, protegendo os animais por dentro e por fora. Ele age contra o verme do coração, prevenindo a dirofilariose, protege o animal contra as pulgas e trata e previne as doenças causadas pelos principais vermes intestinais.

    Distribuído por Vetoquinol
    Fabricado por Elanco 0800-112690 sac@elanco.com

     

     

    INDICAÇÃO:

  • Antibiótico de 3ª geração. Moderno, Eficaz e Palatável.

     

     

     

    INDICAÇÃO:

  • Flexadin Advanced é um suplemento alimentar com fórmula exclusiva para manter a saúde e dar mais qualidade de vida para cães de todas as raças e idades.

    Contém Colágeno de frango tipo II não desnaturado (UC-II), Vitamina E e Ômega 3.

  • Cimalgex é um anti-inflamatório de uso veterinário que contém cimicoxib e é apresentado em comprimidos palatáveis. Cimalgex é usado nos cães para tratar a dor e a inflamação associadas à osteoartrite. Também é usado para controlar a dor e a inflamação associadas à cirurgia dos ossos ou dos tecidos moles.

    Composição

    Cada comprimido de Cimalgex 8 mg contém:

    Cimicoxib............................8,0 mg

    Excipiente q.s.p..................110,0 mg