Companheirismo dos animais de estimação reduz o estresse e até mesmo ajuda a melhoria das condições físicas O primeiro mês do ano é marcado pela campanha do Janeiro Branco, que conscientiza as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar emocional. O Instituto Cactus – entidade que promove pesquisas sobre a saúde da população – aponta que 68% dos brasileiros admitem apresentar sentimentos de ansiedade (o que afeta de forma importante diferentes momentos da rotina).
Que tal realizar um check up?
VoltarOs exames periódicos são importantes para os seres humanos, assim como os cuidados veterinários periódicos são essenciais para a saúde dos animais. Os pets vivem menos do que nós, cada ano de vida de um animal, equivale aproximadamente a sete anos humanos. Por isso, é importante realizar um check up para a prevenção de doenças e também para prolongar o tempo de vida do pet.
Às vezes, sintomas de doenças em estágios iniciais podem passar despercebidos pelos tutores, acabando por notar a doença apenas em estágio avançado.
Levando em conta que alguns fatores como, por exemplo, a castração e a idade, o médico veterinário poderá solicitar alguns exames que podem ser diferentes de um pet para o outro, buscando checar várias possibilidades., Pois existem as suspeitas comuns e doenças que muitas vezes podem ser silenciosas em cães e gatos.
Realizar o check up periodicamente com o médico veterinário, é importante para identificar possíveis doenças e/ou parasitas. Por exemplo, no exame de fezes é possível constatar a presença de vermes, por isso a prevenção deve ser iniciada nos hábitos diários, desde a higiene à vermifugação.
A vermifugação é indispensável em cães e gatos, já que os parasitas internos podem provocar sérios problemas de saúde ao pet. Alguns tutores acabam levando o pet ao veterinário somente após algum sintoma, mas o ideal é fazer da vermifugação um processo contínuo e orientado pelo médico veterinário.
Pets com verminoses podem apresentar problemas digestivos e má absorção dos alimentos, falta de apetite, perda de peso, fraqueza, dores abdominais, vômitos, diarreia e anemia. O hábito de arrastar a região perianal no chão pode indicar a presença de verminoses no pet, além da presença de vermes nas fezes, que é o mais relatado por tutores.
Os pets podem ser infectados por nematoides (vermes redondos) e cestóides (vermes achatado, em forma de ‘fita’) através da via oral ou cutânea:
- Ingestão de ovos ou larvas encontradas no solo ou ingestão de animais infectados (roedores, aves, insetos e parasitas externos)
- Larvas penetram através da pele do animal
- Fêmeas podem disseminar através do leite.
- Ingestão de ovos ou larvas encontradas no solo ou ingestão de animais infectados (roedores, aves, insetos e parasitas externos)
- Larvas penetram através da pele do animal
- Fêmeas podem disseminar através do leite.
Algumas medidas podemser tomadas pelos tutores, tais como: exame de fezes, que devem ser realizados nos animais ao menos duas vezes ao ano, vermifugar o pet conforme a indicação do medico veterinário, bem como evitar possíveis ambientes com risco de infestações.
Ciurexé indicado no combate das verminoses causadas por nematóides e cestóides que infestam cães e gatos, veja mais em https://bit.ly/2DzC4va
Dicas
Animais de diferentes comportamentos, estilos e fases da vida têm maior propensão para o desenvolvimento desse tipo de problema Os cães em idade avançada, os de raças maiores ou predisponentes e os obesos são os mais suscetíveis para o desenvolvimento de problemas articulares. Cães com diferentes estilos de vida e comportamentos também estão propensos a problemas de mobilidade e flexibilidade articular. Esse tipo de enfermidade causa dor extrema e muito sofrimento, afetando a qualidade de vida do animal e, por consequência, do tutor.
No retorno para casa, os animais devem passar em consulta veterinária para serem vermifugados Tão aguardadas, as férias de final de ano são, tradicionalmente, períodos perfeitos para viagens em família. Entretanto, o que tem de tudo para ser motivo de alegria pode resultar em dor de cabeça para a saúde dos animais e das pessoas. Isso porque ter os cães na programação das férias aumenta o risco de infecção por parasitas em locais infestados.
A ingestão acidental de pulgas contaminadas contribui com a disseminação de doenças afetando cães, gatos e os humanos
A dipilidiose é uma parasitose intestinal que acomete cães e gatos de todas as idades e, raramente, os humanos. Ela é causada pela ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo cestoide Dipylidium caninum. O Dipylidium caninum é a tênia que mais acomete os pets, trazendo um impacto importante na saúde dos animais e dos humanos.
Produtos
- É um diurético a base de torasemida indicada para cães no tratamento dos sinais clínicos incluindo edema e derrame relacionados com a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).ComposiçãoCada comprimido de UpCard 0,75 mg contém:Torasemida......................................................0,75 mgExcipiente q.s.p ...............................................75,0 mgCada comprimido de UpCard 3 mg contém:Torasemida........................................................3,0 m
- É indicada para cães, a partir dos 10 meses de vida e possui eficácia carrapaticida contra o carrapato Rhipicephalus sanguineus e eficácia pulicida contra a pulga Ctenocephalides felis felis por até 8 meses, após colocada no pescoço do animal. O produto também possui ação inseticida contra o flebotomíneo vetor da leishmaniose (Lutzomyia longipalpis).ComposiçãoCada 100 g contém:Fipronil..........................................4 gPiriproxifeno.................................
- É um antibiótico moderno de 3ª geração a base de marbofloxacina, com amplo espectro e elevada ação terapêutica de 24 horas, em comprimidos palatáveis, sulcados e de fácil administração. A única marbofloxacina do mercado indicada para cães e gatos e com possibilidade de uso contínuo por até 40 dias.ComposiçãoCada comprimido de MARBOCYL P 5 mg contém:Marbofloxacina ....................................5,0 mgExcipiente q.s.p ...................................
- É um suplemento alimentar para cães, com a exclusiva combinação entre UC-II, Ômega 3 e Vitamina E, em tabletes mastigáveis e palatáveis que contribui com a saúde articular, mobilidade e flexibilidade, proporcionando qualidade de vida e bem-estar.ComposiçãoSulfato de cálcio dihidratado (gesso), farinha integral de centeio, glicerina, levedura seca de cervejaria, farinha de aveia, aveia floculada, farinha de fígado de frango, óleo de linhaça, colágeno de frango tipo II não desnaturado (1,49%), óleo de peixe refinado, pectina, ma
Descrição
Cefaseptin®, o antibiótico eficaz para o tratamento de importantes infecções bacterianas que acometem cães a partir de 1 ano de idade. À base de cefalexina, possui ação bactericida contra uma ampla gama de bactérias. Seus comprimidos são altamente palatáveis, sendo aceito por mais de 87% dos cães* e contam com a exclusiva tecnologia Vetabs, possibilitando uma administração precisa e segura.
Composição